domingo, 22 de janeiro de 2012

Infelizmente, menos um pico para o Skate Nordestino!

A Praça Redonda é um pico histórico pro skate paraibano e nordestino, pois lá passaram várias gerações do skate paraibano, já foi publicado fotos em sites, revistas, já saiu em vídeos (veja um dia na vida de Pedro Victor). Há mais de 15 anos é frequentada e zelada pelos skatistas locais de Campina Grande-PB. A Redonda era um pico dos principais picos do estado da Paraíba.
Veja o texto de Allan Gomes, skatista local da Redonda:

Mais um pouco sobre o que aconteceu a Praça Redonda (!)

O ar pesado da ultima sexta-feira trouxe consigo, talvez, uma das piores notícias para o skateboard paraibano. O local já está definido, com prazo e horário a ser entregue. A praça redonda irá se tornar uma academia popular.
"A Academia Popular é o primeiro equipamento do Programa Academia do Povo, que objetiva incentivar a prática de atividade física, inclusão social, melhora da auto-estima e da saúde em geral."
Engraçado que ao ver tal afirmação, eu me pergunto: e os skatistas/patinadores/​ciclistas que frequentavam/utilizavam e cuidavam do local a mais de 15 anos? Onde vai parar o incentivo?
Nossa atividade física está sendo rompida e quebrada, já que os únicos locais adequados* para a pratica de tais esportes citados não possuem uma única reforma pela mesma prefeitura que as construiu.
Inclusão social? HAHAHA, sendo tirado nosso único espaço, nosso ponto de encontro?
No dia 12 de dezembro de 2011 o Parque da Criança recebeu um mesmo projeto de academia popular**. Para quem não conhece talvez a distância que separe os dois locais não sejam mais de 200m. Será que andar 200m para quem estar disposto a se exercitar é tão distante assim?
Tudo foi projetado de uma forma tão inimaginável, que nem ao menos uma simples conversa foi feita com os frequentadores do local, que estão lá a mais de 15 anos, vale reforçar.
Ou seja, os buracos então começaram a ser cavados na sexta-feira pela manhã, mas por sorte uma pessoa passou pelo local, notou o que estava acontecendo e conseguiu avisar a todos nós (graças ao facebook). Deixamos nossos compromissos (sim, skatistas/patinadores trabalham, estudam e etc) e saímos correndo para tentar parar o que estava prestes a acontecer com a praça.
Realmente as duas pessoas que estavam no local nos trataram muito bem e ficaram abertos a conversar, paralisando o que haviam começado pelo menos até as 14h da tarde, horário combinado para todos voltarem e se acertar com o Eduardo Galdino.
Chegando lá, tivemos uma conversa com ele e foi dito que o local estava perdido pra nós, o que poderia acontecer seria criar um novo espaço para os skatistas.
Uma reunião foi marcada para a terça-feira de manhã na prefeitura. Iremos tentar levar projetos e fotos de um local que parece ideal, ao lado da Praça do Memorial da Bíblia.
A praça redonda foi perdida, mas ainda podemos lutar e cobrar por outro espaço!


Um comentário:

  1. Galera, a ideia é unir força com a vizinhança,se o skate realmente for vistos com bons olhos é claro.
    Aconteceu a mesma situação com agente aqui, perdemos 2 picos que marcaram a historia do skate Piauiense, o bowl da Poatycabana e o microhalf do Mocambinho. Na potycabana como é uma area grande e esportiva e lazer tivemos o previlegio de ser presenteados depois de solicitações e mais solicitações com uma pista de street que até hoje não saiu, mais 70% da obra foi feita. No caso do Mocambinho, ouve uma mudança na rota de ônibus no bairro que iria beneficiar mais de 10mil pessoas, sendo que lá era usado no máximo por 20 skatistas, então não brigamos pelo mesmo espaço, fomos atrás de outro mais fizemos tudo como manda a burocracia, fomos na câmara dos vereadores debatemos sobre o caso, e ganhamos outro espaço bem melhor localizado, mais que infelizmente não é bastante usado por mau execução da obra.

    Não desistam e olhem que é uma oportunidade de serem vistos e que vcs tem os mesmo direitos, o de esporte e lazer!

    ResponderExcluir