terça-feira, 31 de agosto de 2010

Videomakers e Fotógrafos do Skate Nordestino - Videomaker Saulo de Castro

Videomaker Saulo de Castro

Fotos: Arquivo Pessoal


Skatista há nove anos, sendo seis desses dedicados à produção de vídeos de skate, Saulo queria ser atleta profissional, mas depois de torcer o joelho numa escada na Aerolândia (pico muito conhecido pelos skatistas cearenses), teve que mudar de sonho. Foi então que começou a fotografar os amigos nas sessões. Da fotografia para a produção audiovisual foi um passo, passo que deu origem a Lokal Skate Vídeos, que em 2004 lançou sua primeira edição, o vídeo Lokal 2004.

Hoje a Lokal Skate Vídeos, que recebeu esse nome pelo trabalho realizado com os skatistas locais, proporcionou ao videomaker a oportunidade de estudar e se profissionalizar, além de cinegrafista ele também assume as funções de editor e finalizador na produtora de cinema onde trabalha.

Futuramente, Saulo quer trabalhar como diretor de fotografia e seguir carreira no cinema. Com dois anos de trabalho como editor e cinegrafista profissional, ele vem estudando animação em 3D e pretende ainda fazer faculdade de audiovisual. Sem esquecer o compromisso com skate nordestino, é claro.

O skatista procura estar sempre filmando e divulgando a galera do Nordeste. Tentando mostrar um trabalho diferente, procurando propagar a raiz do skate, que em sua opinião é a diversão, é sair aos domingos para andar na rua, descobrir novos picos. “Acho que meu maior compromisso é instigar a galera a evoluir, sair pra filmar sempre dá mais um gás pra que a galera se jogue, tente manobras novas e em consequência evolua. Enfim, aumentar o nível de skate daqui do Nordeste”, frisa Saulo.

Produtor de quatro vídeos do skate cearense: Lokal 2004, Lokal 2005, Lokal Game Over e Lokal Mais Além, Saulo acha que conseguiu atingir seus objetivos, o de mostrar um skate diferente, além das manobras, e fazer com que pessoas que não andam de skate assistam o vídeo até o final. Para isso, nas suas produções usa como inspiração o trabalho de Jon Holland, diretor da maioria dos filmes da Transworld. O diretor fez filmes como Firts Love e A Time to Shine, que para ele são os melhores já lançados.

Na opinião de Saulo, o que falta para a evolução do skate nordestino é companheirismo. “Para o skate evoluir mesmo, tem que ter mais união entre os skatistas nordestinos e principalmente, continuar tendo “gás” mesmo depois de ganhar vários campeonatos. Pela minha visão, a galera aqui tem a mania de estaguinar, chega a um certo nível de skate e acha que não precisa mais evoluir, chega nos campeonatos e manda as mesmas manobras e isso me deixa triste”, afirma. Ainda segundo Saulo, a esperança está nos novos nomes que estão surgindo, estes devem seguir outra linha para que isso não se repita.

Sobre a mídia nordestina especializada, Saulo diz que quem realmente está envolvido com o trabalho procura fazer o que pode, mas as dificuldades são muitas, sendo a principal delas a falta de apoio financeiro. “Sei que a gente faz por amor ao skate, mas todo fim de mês chegam as contas para pagar. Por isso me distanciei mais do foco de fazer um filme por ano. Comecei a trabalhar e falta tempo para sair e filmar. Mesmo assim sempre tento sair com a galera pra fazer pelo menos uma sessão, pois, é o meu vicio”.



Saulo ligado nas atualizações do blog da Doistempos Skatevídeos





Contatos:
www.saulodecastro.blogspot.com, msn: saulodecastro@hotmail.com, www.yeahbaby.com.br

“Agradeço ao skate por ter conhecido tanta gente boa por todas as cidades que passei. Meu amigo Alexandre que sempre tenta divulgar meu trabalho e o skate aqui no nordeste. Ao Pokemon, Detefon... essa galera que persiste e faz um trampo muito legal pra divulgar a cena. Agradeço aquele maldito ollie q me fez torcer o joelho e, que se não fosse ele, talvez não teria seguido nessa profissão que é minha paixão... Jonhjonh, Mauricio, Gala, Doug, Ricardo, a galera da Yeah, minha marca. Abraço pra todos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário